• Setembro Amarelo: Conheça a campanha e ajude a prevenir o suicídio!

    Por Ruby Rose em Blog Healthy Lifestyle 16 setembro 2019

    Print Friendly, PDF & Email
    0
    0

    Olá Ruby Lovers!

    Vamos falar sobre um assunto muito importante e que é pouco debatido entre as pessoas: o suicídio!

    Se você ainda não sabe, “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, como forma de prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa a cada 40 segundos tira a sua própria vida, sendo essa a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

    Esse assunto é pouco debatido, mas felizmente desde 2015, que foi quando surgiu a campanha “Setembro Amarelo” o tema vem sendo mais comentado. Quem aí nunca ouviu falar ou assistiu a série 13 Reasons Why? Na época em que a 1° temporada foi lançada, muitas polêmicas surgiram, dizendo que isso incentivaria jovens a cometerem o suicídio, mas pelo contrário, a ideia é incentivar as pessoas a buscarem ajuda, por mais difícil que possa parecer. Foi uma maneira de quebrar o tabu, acredito eu. Atualmente a série está em sua 3° temporada e mostra como o suicídio de Hanah Baker afetou a vida de várias pessoas que conviviam com ela.

    Isso não é diferente fora das telonas, de acordo com uma pesquisa americana publicada ano passado diz que, para cada pessoa que se mata, o efeito pode chegar a impactar outras 135 também.

    São muitos os fatores que podem levar uma pessoa a cometer suicídio e alguns deles são: bullying, depressão, baixa autoestima, problemas, dificuldades financeiras, dificuldade de interação social, discriminação sexual e doenças mentais, por exemplo.

    Se você que está lendo essa matéria apresenta alguns desses sinais, saiba que você não está sozinho, procure ajuda com alguém de confiança, um familiar, amigo, namorado (a), ou um médico especialista no assunto.

    Infelizmente, muitas pessoas próximas a vítima acabam não percebendo os sinais de que algo está errado, então preste muita atenção no que você pode fazer para ajudar nesses casos.

    Primeiramente, alguns dos sinais que a pessoa pode estar tendo pensamentos suicidas é quando ela passa a se isolar, deixar de fazer coisas que gosta, além de descuido com a aparência, piora no desempenho escolar ou no trabalho, além de frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.

    Como ajudar?

    Algumas dicas que a OMS sugere é:

    1- Quebrar o tabu, fale sobre o assunto! Esse é o primeiro passo e o mais importante! Nesse momento, seja paciente, podem ser necessárias muitas tentativas para que a pessoa consiga se abrir e quando isso acontecer, não interrompa, o importante é ouvir.

    2- Auxiliar os jovens a adquirir habilidades para lidar com as pressões da vida, principalmente nas escolas.

    3- Reconhecer e apoiar pessoas em risco e manter contato com elas no longo prazo.

    Mas calma aí que não é só isso…

    É normal nos sentirmos tristes, inseguros e com a autoestima baixa de vez em quando, mas você sabia que uma boa maquiagem pode te ajudar com isso?

    Por que estou falando isso? Porque a maquiagem é uma forma de mostramos nossa personalidade e a forma como queremos ser vistas pelas outras pessoas. Com poucos minutos você pode se transformar numa mulher mais poderosa, confiante, independente se o seu estilo for mais minimalista apostando no batom nude e máscara de cílios ou moderno, usando batom vermelho e sombras coloridas. Com certeza depois de aplicar alguns produtinhos você irá se sentir melhor.

    Quem aí já conhecia essa campanha? Lembre-se, falar é a melhor opção!

    Até a próxima!

    Dona Ruby

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.