• Contorno: aprenda a fazer essa técnica em cada tipo de rosto!

    Por Ruby Rose em Blog Maquiagem 13 novembro 2019

    Print Friendly, PDF & Email
    2
    0

    Olá Ruby Lovers!
    Hoje temos mais um post do nosso quadro de dicas para iniciantes! #uhuu. Quem aí já sabe fazer contorno ou já ouviu falar sobre essa técnica? Ela ficou super famosa por conta da socialite Kim Kardashian e suas irmãs. Foi uma verdadeira febre, que se mantém até hoje.

    Então o que é o contorno?
    O contorno é uma técnica de luz e sombra, que utilizamos para valorizar os traços e harmonizar o rosto, utilizando produtos claros e escuros. Aparentemente parece ser algo complicado de fazer, mas quando entendemos qual o formato do nosso rosto, fica tudo mais fácil!

    Ele pode ser feito para diferentes objetivos, como afinar o nariz e o rosto, diminuir a testa, realçar as maçãs do rosto, suavizar a papada, ou seja, sua principal função é escurecer áreas do rosto que você deseja esconder. Em contramão, a iluminação serve para destacar as áreas que você deseja realçar.

    Então se você quiser aprender tudo sobre essa técnica, preste atenção nesse post que você vai ficar por dentro do assunto.

    Onde fazer o contorno?
    Esse é um ponto muito importante, pois como eu disse, o contorno deve ser feito de acordo com cada tipo de rosto. Porém, existe uma regrinha que é muito importante seguir na hora de fazer o contorno, que é aplicar entre o maxilar e a maçã do rosto. Essa regra vale independentemente do seu formato de rosto, seja ele redondo, quadrado, oval, triângulo, alongado, o ideal é medir dois dedos acima do maxilar e parar dois dedos antes do canto da boca.

    Outra região que costumamos disfarçar com o contorno é a testa, caso ela seja muito larga e grande. Aí é só aplicar o produto mais escuro rente a raiz do cabelo e nas laterais da testa, esfume bem e pronto! Se sua testa não for tão larga e grande, não há necessidade de contornar.

    Qual produto utilizar?
    Aqui também não existe uma regra. Temos muitas opçoes! Existem produtos específicos de contorno (em pó e cremoso), mas você pode utilizar um pó facial, corretivo ou base que seja dois tons acima que o tom da sua pele. Mas a minha dica é que para quem ainda é iniciante, utilize um produto em pó, pois é mais fácil de esfumar e deixa um efeito mais leve e natural na pele.

    Essa técnica pode ser feita com base, corretivo, ou pó – dois ou três tons mais escuros que a cor da sua pele para contorno, e mais claros para a iluminação – Sempre tome cuidado para que o efeito não fique muito artificial, para isso utilize um pincel de esfumar.


    É importante ressaltar que existem diversos tipos de rostos, que não necessariamente seguem os mesmos padrões estabelecidos (redondo, quadrado, coração, oval, retangular etc.). Há pessoas com o mesmo tipo de rosto que têm os narizes diferentes, o queixo mais alongado ou mais fino, enfim, é preciso que o contorno facial seja criado de acordo com as necessidades de cada pessoa.

    Por isso, nós separamos algumas técnicas para realizar o contorno facial corretamente:

    Contorno para cada tipo de rosto:
    Rosto redondo

    Para o contorno do rosto redondo, é recomendado a “regra” universal do três (testa, laterais da face e queixo), ou seja, é preciso iluminar a parte central da face, o centro da testa, o topo do nariz, embaixo dos olhos e o queixo (que pode ser opcional).

    Modo de uso:
    Com um corretivo dois tons abaixo da cor da sua pele, ilumine abaixo dos olhos, o topo do nariz, o centro da testa e o queixo. Depois, com o contorno, escureça as laterais do rosto, comece pelas têmporas e vá descendo até a região do maxilar e contorne também as laterais do nariz para afiná-los.

    Rosto quadrado

    O formato quadrado é reconhecido pelas linhas marcantes no rosto e maxilar amplo. Para esse tipo de rosto existem duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.

    Modo de uso:
    Assim como no rosto redondo, ilumine com o corretivo dois tons mais claro que a sua pele, o centro do rosto, topo do nariz, embaixo dos olhos e a testa, aplicando o corretivo como o desenho de um triângulo invertido. Faça o contorno nas laterais da testa e entre as orelhas e o maxilar. Se achar necessário, afine o nariz, fazendo dois traços com o contorno nas laterais. Por fim, esfume para criar um efeito mais natural.

    Rosto em formato de coração

    O rosto em formato de coração é reconhecido por ter a testa e as têmporas como a parte mais larga do rosto e o queixo levemente pontudo.

    Modo de uso:
    Ilumine a parte central da face com um corretivo dois tons mais claro que a sua pele como indicado na imagem e em seguida faça o contorno nas laterais da testa e na região da têmpora. Na testa, é indicado aplicar o corretivo em forma de triângulo invertido para iluminá-la de maneira harmoniosa. Você também pode utilizar o bronzer para marcar as maçãs do rosto, usar o contorno nas laterais do nariz para afiná-lo e escurecer um pouco o queixo para deixá-lo menos pontudo, caso ache necessário.

    Rosto Retangular

    Os traços característicos desse tipo de rosto é que ele é longo e estreito, além de que os ossos da testa, maçã do rosto e maxilar tem aproximadamente a mesma largura.

    Modo de uso:
    Com o contorno, faça uma linha em toda a raiz do cabelo, que dará a impressão de que a testa é mais curta. Em seguida, faça um triângulo abaixo das maçãs, que irá afiná-lo. Contorne também a ponta do queixo e as laterais do nariz.

    Para a iluminação, utilize o corretivo mais claro e faça um triângulo invertido no centro da testa e aplique no alto do nariz, no centro do queixo e na região abaixo dos olhos. Para finalizar, esfume os três tons aplicados no rosto, fazendo movimentos circulares suaves com o pincel duo fiber.

    Rosto Oval

    A característica principal do rosto oval é ser mais comprido na vertical do que horizontal e o maxilar é arredondado.

    Modo de uso:
    Para esse formato de rosto o truque é escurecer a lateral do rosto fazendo um triângulo em cada uma. – Ele deve ocupar o espaço da altura das orelhas e terminar próximo à boca. Caso queira afinar o nariz, marque as laterais do nariz e esfume.

    Para iluminar, aplique o iluminador no centro da testa, no alto do nariz e abaixo das olheiras. No queixo, aplique o produto bem na ponta para criar a impressão de que ele é mais largo.

    Dicas extras:
    Sobre a cor utilizada para fazer o contorno, tome cuidado para não escolher um tom muito alaranjado, pois não dará o efeito desejado que é devolver a sombra natural do rosto e o tom muito frio também não é legal pois irá parecer manchado. Por isso, como dito acima escolha um produto 2 tons acima do seu tom de pele.

    Essas foram as dicas de hoje, espero que tenham aprendido e gostado das dicas de contorno! Qual próximo tema você quer ver por aqui?

    Beijos,
    Dona Ruby!





    2 thoughts on “Contorno: aprenda a fazer essa técnica em cada tipo de rosto!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.