Como vencer a procrastinação e ser produtiva

Olá Ruby Lovers,

Começando mais uma semana, e sempre bate aquela preguiçinha de fazer as coisas né? Por isso preparei esse post especial para te motivar a começar a semana com tudo e cumprir todas as suas tarefas e correr atrás dos seus objetivos!

Mas antes me conta uma coisa, você é uma pessoa que procrastina muito e que adia as tarefas até o último minuto?

Sim, todo mundo procrastina em algum momento e existem diferentes motivos para isso acontecer.

Você sabe por que procrastina? Vamos descobrir isso agora e como parar! Pega papel e caneta e aprenda a parar de procrastinar e se tornar uma pessoa produtiva.

O que é a procrastinação?

Procrastinar é o ato de deixar para depois algo que deveria ser feito, cumprido. É aquela tarefa que você sabe que tem que ser feita, mas não é capaz de fazer e por isso fica adiando, adiando e adiando até o último minuto. Pelas palavras do psicólogo Timothy Pychyl da Universidade Carleton é “uma lacuna entre intenção e ação.”

A procrastinação é normal, é algo que está presente no nosso dia a dia. Todo mundo procrastina em algum momento ou alguma coisa. Adiamos uma tarefa, nos ocupando e dedicando a outras mais legais e de pouca importância. Porém, é preciso tomar cuidado para que a procrastinação não se torne inimigo de uma rotina produtiva e organizada, pois assim, você sempre terá tarefas pendentes e nunca irá concluir nada ou o resultado será de baixa qualidade.

Um exemplo de procrastinação é quando você tem uma prova e precisa estudar, mas em vez disso, fica mexendo nas redes sociais, vendo séries e conversando com os amigos.

Agora que você já sabe o que é a procrastinação, vamos entender por que ela acontece!

Qual a causa da procrastinação?

Ela pode acontecer inconscientemente ou consciente e existem diferentes motivos para procrastinarmos. Um exemplo é que tendemos a realizar tarefas que nos tragam uma recompensa imediata e concreta, que demandam pouco esforço e deixamos para depois as tarefas que trarão benefícios e vantagens a longo prazo e abstratas. Em outras palavras, nós preferimos nos ocupar com algo que traga benefício a curto prazo.

Além disso, existem outros fatores como por exemplo:

  • Não saber o que deve ser feito, qual a tarefa
  • A tarefa é algo difícil e complexo de ser executado
  • Tem medo de errar
  • Está desmotivado

Confira 5 dicas sobre como parar de procrastinar

Como vencer a procrastinação?

Acredito que a primeira coisa a ser feita é reconhecer o porquê está procrastinando. Hoje na Internet existem vários especialistas que dão dicas sobre o assunto, e algumas delas são:

Ter clareza das tarefas e objetivos.

Às vezes procrastinamos uma tarefa por ela ser muito extensa e não ter ideia de por onde começar. Por isso, anote em tópicos tudo o que precisa ser feito. Isso irá ajudar a ter mais clareza.

Crie mini tarefas

Essa é uma excelente dica. A ideia aqui é pegar a tarefa principal e dividi-la em mini tarefas. Estabeleça uma meta baixa e fácil de realizar pois quando cumprimos essa mini tarefa temos a sensação de realização e dever cumprido e isso serve como combustível para continuarmos trabalhando. Então, assim que damos o primeiro micro passo, fica mais fácil ir até o final.

Divida o tempo

Existe uma técnica muito famosa chamada Pomodoro que consiste em dividir o tempo em blocos de horas. Ele diz para separar 25 minutos de foco total, sem nenhuma interrupção para realizar uma tarefa e depois descansar por 5 minutos. Ele recomenda fazer esse processo até dar 1h. Mas você pode adaptar de acordo com a sua necessidade. O intervalo de 5 minutos é muito importante, não desperdice, faça algo que goste.

Planeje o seu dia

Essa dica é ótima pois ajuda você a visualizar o seu dia e todas as coisas que têm que cumprir. Fazendo isso um dia antes te ajuda a se organizar melhor e ter em mente o tempo que será necessário para realizar cada tarefa. Dessa forma você conseguirá lidar com imprevistos. Ah, e lembre-se de planejar o dia dando um espaço entre cada tarefa. Uma pessoa produtiva não é aquela que trabalha sem parar e sim a que sabe quais as prioridades e trabalha com foco.

Isso vale para objetivos que são muito longos. Exemplo, se você tem uma prova e o conteúdo é muito extenso, divida a matéria em blocos de tempo ou então em dias, assim você tem o sentimento de realização e recompensa e por isso se sente mais motivada a ir até o fim.

Faça esse planejamento da forma mais objetiva e clara possível, priorizando o que é mais importante e estabeleça prazos (curto, médio e longo)

Além dessas dicas, existem inúmeros aplicativos que podem te ajudar a vencer a procrastinação e se tornar mais produtiva no trabalho, estudos e afins. Confira abaixo:

App para ajudar na produtividade e trabalho

  • Notion
  • Trello
  • Asana
  • Pomodoro Timer
  • Operand

Esse conteúdo fez sentido para você? Já conhecia alguma dessas dicas? Agora coloque em prática e pare de procrastinar as suas coisas. Não deixe para depois o que você pode fazer hoje

você também pode gostar

fique por dentro das
nossas novidades

Para todos os tons,
para todas as peles.

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

siga nossas
   redes sociais

nossas iniciativas

fique por dentro das
nossas novidades

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

nossas iniciativas