Outubro Rosa: conheça a campanha e dicas para aumentar a autoestima

Olá Ruby Lovers!

Chegamos em outubro, mês dedicado a conscientizar sobre a campanha do outubro rosa.  Você com certeza já ouviu falar sobre isso, mas será que sabe mesmo a importância desse assunto e principalmente, como fazer o autoexame? Essa e outras questões serão resolvidas agora.

O que é  Outubro Rosa? Entenda sua importância!

É uma campanha realizada há mais de 20 anos para conscientizar e alertar a sociedade, em especial as mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. É um período destinado a trazer informações a todas sobre a importância de ter atenção com a sua saúde e mostrar como a prevenção pode ajudar na maioria dos casos.

Durante esse período muitas empresas e instituições iluminam seus espaços com luzes cor-de-rosa afim de dar mais visibilidade a campanha. Além disso, também é comum vermos as pessoas usando roupa rosa ou usando o lacinho que representa o movimento.

Câncer de mama: quais os sintomas?

O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é previsto para o ano de 2020 mais 66 mil novos casos. É um número muito alto, mas que pode ter grandes chances desses casos serem curados, se a mulher realizar o autoexame precocemente, pois quando o câncer é diagnosticado no início ele tem 95% de chance de cura. De acordo Cris Assunção, diretora executiva do Instituto Protea o principal e mais conhecido sintoma é o nódulo na mama, mas além dele podem existir sinais como vermelhidão e coceira na região, afundamento do mamilo, as mamas ficam endurecidas, veia crescente da mama, pele áspera com aspecto de casca de laranja, dor, nódulo na axila, fluido desconhecido ou sangue e uma saliência na mama. Por isso é muito importante se conhecer, conhecer seu corpo, realizar exames, check ups com frequência, porque isso salva vidas.  

Abaixo confira um infográfico sobre como realizar o autoexame:

Infográfico: como fazer o autoexame das mamas

Como manter a autoestima durante o tratamento do câncer de mama?

Uma das coisas mais difíceis do tratamento do câncer de mama é lidar com a autoestima. O cabelo e os pelos caem, e a retirada da mama também é um processo muito doloroso e triste para a mulher.

Por isso autoestima e câncer de mama na mesma frase podem parecer algo contraditório. Sabemos que a medicação é forte e gera mal estar e muitas dores e incômodos e por isso parece difícil se cuidar e se amar nesse período, mas você sabia que existem diferentes formas de conseguir levantar a autoestima e se sentir bem com a sua própria aparência? Veja só as dicas a seguir.

Invista em acessórios e maquiagem

Brincos, colares e pulseiras são ótimos acessórios para dar um up no visual, eles são os responsáveis por transformar um look básico em algo descolado, moderno e divertido. Para as mulheres que retiraram a mama, existem sutiãs com prótese que ajudam as mulheres a se sentirem melhor. Após certo período pode ser feito o implante da mama.

Agora um dos itens que faz aquela transformação e da um up na autoestima é a maquiagem, mas antes converse com o seu médico para ver se existe alguma prescrição de algo que não possa ser usado. Mas com certeza a maquiagem tem um poder de transformar qualquer um.

Durante a quimioterapia os pelos da sobrancelha e cabelos caem, mas com uma paleta de sombras você pode fazer o desenho da sua sobrancelha e para finalizar, pode aplicar máscara de cílios ou cílios postiço para valorizar o olhar. O blush também não pode faltar para dar uma corada no rosto e claro um batom bem bonito!

Abuse dos lenços

A queda do cabelo com certeza é um dos momentos mais difíceis para a mulher e abala muito a autoestima. Nesses momentos os lenços serão seu melhor amigo. Hoje em dia existem diversos tutoriais no Youtube de como usar lenço na cabeça. Com certeza vai te deixar super bonita e com o astral lá pra cima.

Faça exercícios físicos

Apesar das dificuldades e dores que é enfrentar o câncer de mama, exercícios físicos também são uma forma de manter a autoestima elevada, além é claro de contribuir para que a saúde se fortaleça mais. Porém antes de partir para qualquer atividade física converse com o seu médico para ver o que é mais adequado. Yoga, pilates e caminhada são exercícios que causam muito bem-estar.

O que fazer para ajudar nessa campanha?

O principal papel que nós podemos fazer é ajudar a divulgar a causa Outubro Rosa, levando informação para todas as pessoas de todos os cantos. Neste ano a Ruby Rose está preparando algo muito especial para essa campanha que em breve iremos divulgar nas nossas redes sociais, fiquem de olho!

Façam esse assunto ser discutido, debatido para que assim mais mulheres entendam a real importância de desde cedo fazer o exame das mamas. Compartilhem este post com as pessoas que você conhece!

você também pode gostar

fique por dentro das
nossas novidades

Para todos os tons,
para todas as peles.

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

siga nossas
   redes sociais

nossas iniciativas

fique por dentro das
nossas novidades

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

nossas iniciativas