Olá Ruby Lovers,
Você certamente já ouviu falar sobre contorno certo? Mas você sabe bem para que serve e qual seu objetivo? Ou então você sabe qual produto é melhor para fazer o contorno? Líquido/cremoso ou em pó? Se você não sabe ou ainda tem dúvidas, leia esse post que eu vou te ajudar.
O que é o contorno e para que serve?
Aqui no blog da Ruby Rose já temos um post explicando tudo sobre o assunto e qual melhor contorno para cada tipo de rosto, mas irei te explicar brevemente sobre isso e para que serve.
Bom, o contorno nada mais é do que uma técnica de luz e sombra. Mas como assim luz e sombra, para que serve isso? Essa técnica é utilizada para harmonizar o rosto, devolver as sombras naturais, definir e valorizar os traços do rosto.
Ou seja, com o contorno e iluminação você pode afinar o seu nariz, diminuir o tamanho da testa, realçar o maxilar, ou seja, sua principal função é escurecer as áreas do rosto que você deseja esconder. Já, a iluminação vai destacar as áreas que deseja destacar.
Contorno: aprenda a fazer essa técnica em cada tipo de rosto
Guia Rápido do iluminador: aprenda como usar para realçar sua beleza
Agora que você já entendeu o que é o contorno, vamos entender como escolher o tom ideal?
Qual o tom ideal para contorno?
Bom, antes de mais nada, é importante decidir com qual textura você prefere fazer o contorno. Você pode usar tanto produtos em pó ou líquidos/cremosos. A escolha do produto vai fazer toda a diferença no resultado da sua make.
Se você escolher fazer o contorno com pó, você pode usar um pó bronzeador ou um pó compacto dois tons mais escuro que a sua pele.
Agora se você escolher o contorno cremoso/líquido, você pode usar uma base ou corretivo que seja dois tons mais escuro que a sua pele.
Qual é melhor: contorno em pó ou líquido?

Você já tem uma ideia de qual textura do contorno é melhor? Se você pensou em pó, acertou! A textura em pó é mais fácil de ser trabalhada, principalmente se você ainda é iniciante, porque é mais fácil de esfumar e fica um efeito mais natural na pele.
Agora o contorno líquido ou cremoso não é um bicho de sete cabeças não, é um pouquinho mais trabalhoso, mas o resultado é incrível, ele dura muito mais na pele e o rosto fica mais definido.
As pessoas costumam ter “medo” do contorno líquido por conta de ficar manchado ou marcado, mas a verdade é que basta ter o produto e o pincel certo que com a prática o seu contorno vai ficar perfeito, igual de um maquiador profissional!
Uma dica extra é que antes de escolher a textura ideal (líquido ou pó) você se atente para o seu tipo de pele, porque por exemplo, quem tem pele oleosa, se optar pelo líquido, pode acabar dando ruim. Nesse caso, o contorno em pó é uma opção mais segura.
Como fazer o contorno com corretivo ou base?
- Para fazer o contorno com um produto líquido, você vai precisar de uma base ou corretivo dois tons mais escuro que a sua pele e um pincel kabuki ou esponjinha para esfumar.
- Faça um traço reto ou algumas bolinhas (na região que afunda quando você faz aquele biquinho de peixe, ou seja partindo da orelha em direção a boca) e pare dois dedos antes da boca.
- Logo após, esfume com a esponjinha ou pincel kabuki com delicadeza e mão leve.
- Repita o mesmo passo na testa, nariz, ou seja, nas regiões que desejar afinar.
- Por último, sele o contorno líquido com um pó. Esse pó pode ser translúcido ou do tom compatível com o que você usou para contornar.
Por fim, a minha última dica para você conquistar o contorno perfeito é que procure sempre esfumar bem, não tenha preguiça, porque se você deixar o contorno marcado, ele vai ficar parecendo que você jogou um tijolo na cara rsrsrs e não queremos isso certo? E lembre-se, a prática leva a perfeição!
Se você quer saber como fazer a iluminação do rosto, tem um post no blog da Ruby Rose também.
Gostou do texto? Leia mais conteúdos como este no blog da Ruby Rose.