Esfoliação facial: por que é importante e seus benefícios?

Olá Ruby Lovers,

Hoje vamos falar mais uma vez sobre skincare, e dessa vez o assunto é esfoliação! Esse passo que muitas vezes passa batido na sua rotina de skincare né? Já comenta aqui nos comentários se você costuma esfoliar o seu rosto.

Você sabe para que serve esfoliar o rosto e seus benefícios? Ou então como fazer uma esfoliação facial e quando? Vamos juntas descobrir qual a importância da esfoliação para a pele. Leia esse post que eu te conto tudo! Vem comigo!

Primeiramente, você deve saber que existem diferentes tipos de esfoliação. Tem a esfoliação facial, corporal e até mesmo capilar! Mas hoje vamos focar apenas na facial. Se vocês tiverem interesse nos outros tipos, comenta aqui nos comentários que eu trago outro post sobre o assunto.

O que é esfoliação? Entenda mais para que serve!

É um dos passos da rotina de cuidados com a pele, porém, como ele não deve ser feito todos os dias, as pessoas acabam esquecendo desse passo importante. A nossa pele está exposta a diversas impurezas, como poluição, raios solares, oleosidade e resquícios de maquiagem e isso prejudica a pele. E aí que surge a esfoliação. O papel dela é remover células mortas, e impurezas, para manter a pele saudável e bonita, deixando-a mais lisinha, macia e luminosa.

Além disso, a esfoliação também atua fazendo uma limpeza profunda, ajuda na renovação celular e aos outros produtos e cosméticos penetrarem melhor, ou seja, a pele consegue absorver mais os benefícios desses produtos.

Como fazer uma esfoliação facial?

 Antes de cuidar da sua pele, é fundamental que você saiba qual o seu tipo de pele, se ela é oleosa, mista, sensível, seca ou normal, isso interfere diretamente na saúde da sua pele. Como assim? É simples, cada tipo de pele tem uma necessidade diferente. Então, se você tem uma pele oleosa é ideal esfoliar duas ou três vezes por semana, porém, já quem tem pele sensível deve tomar mais cuidado e esfoliar a cada 15 dias.

Passo a passo da esfoliação facial   

Para fazer a esfoliação facial você deve usar um esfoliante específico para o rosto e nunca um esfoliante corporal. Além disso, não é recomendado esfoliar olhos e boca com o esfoliante facial, pois são regiões ainda mais sensíveis e devem ser esfoliados com o produto certo. Agora que já dei todas as dicas, vamos para o passo a passo:

  • Com o rosto úmido, aplique o esfoliante fazendo movimentos circulares com os dedos de forma delicada, porém exercendo uma leve pressão em todo o rosto, tomando cuidado para não irritar a pele. Faça isso por alguns minutinhos
  • Em seguida, lave o seu rosto com água e seu sabonete de limpeza facial.
  • Após a esfoliação e a limpeza, é hora do hidratante facial. É muito importante hidratar a pele após a esfoliação, inclusive a pele oleosa. Depois do hidratante você pode aplicar uma água termal para dar uma acalmada a mais na pele.
  • Caso você faça a esfoliação pela manhã, lembre-se de aplicar o protetor solar.

Quando não esfoliar o rosto?   

Existem dois casos: se você tem muitas acnes, ferimentos e machucados na pele ou se você estiver fazendo um tratamento que utiliza ácidos que deixam a pele mais sensível. Nesses casos, a esfoliação pode acabar irritando mais a pele e pode piorar a situação.

Quantas vezes devo esfoliar o rosto?   

Outra dúvida muito comum quando falamos de esfoliação, é se ela pode ser feita todos os dias e a resposta é NÃO. A pele deve ser esfoliada a cada 15 dias, se você esfoliar demais a pele, você irá agredi-la e causar danos.
Confira aqui de quanto em quanto tempo deve-se esfoliar de acordo com cada tipo de pele:

Pele normal e seca: pode esfoliar uma a duas vezes por semana.
Pele oleosa: o ideal é esfoliar duas a três vezes por semana.
Pele sensível: esfolie a cada 15 dias
Pele com acne: evite a esfoliação se tiver muitas acnes graves

Benefícios da esfoliação facial

Como vimos no início do post, a esfoliação facial tem um papel muito importante na saúde da nossa pele, confira aqui uma lista completa de todos os benefícios da esfoliação:

  • Remove as células mortas,
  • Desobstrui os poros,
  • Ameniza linhas de expressão e rugas,
  • Elimina manchas e marcas de acne,
  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais lisinha e luminosa
  • Controla a oleosidade
  • Previne a formação de espinhas e combate os cravos,
  • Melhora a absorção dos outros produtos de skincare e cosméticos

Esfoliante Argila Rosa Ruby Rose!

A Ruby Rose lançou um esfoliante de Argila Rosa no ano passado e o seu diferencial é que as suas partículas esfoliantes são de semente de Apricot (damasco), ou seja, nada de plástico, então ele não prejudica o meio ambiente e é crueltyfree (não testamos em animais).
Se você se interessou pelo produto você pode encontrar ele aqui.

Agora você já sabe todos os segredos sobre esfoliação facial e como deixar sua pele ainda mais bonita e saudável!
Gostou do texto? Leia mais conteúdos como este no blog da Ruby Rose.

você também pode gostar

fique por dentro das
nossas novidades

Para todos os tons,
para todas as peles.

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

siga nossas
   redes sociais

nossas iniciativas

fique por dentro das
nossas novidades

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

nossas iniciativas