Como começar na carreira de maquiador (a) profissional

Olá Ruby Lovers,
Quem aqui é apaixonada por maquiagem? Você já sonhou em ser uma maquiadora profissional?  Hoje eu vou te contar como começar do zero nessa carreira. Se você tem interesse, aproveite essa quarentena para estudar mais afundo sobre isso, fazer um curso online ou até mesmo assistir vídeos no Youtube de maquiadores profissionais para ir aprendendo. Alguns exemplos são: Juliana Rakoza e Barbara Thaís que estão disponibilizando muito conteúdo em seus canais.  Agora vamos para as dicas!

Tenha certeza de que é uma coisa que você ame mesmo
Todo mundo sabe que trabalhar com o que se ama, torna tudo mais fácil, porém, amar maquiagem é uma coisa e trabalhar com ela é outra, pois os desafios são outros. Assim como em outras carreiras, o maquiador (a) tem que estudar e praticar muito, e sempre tem que estar se especializando e se atualizando sobre a área, porque o tempo todo surgem novas técnicas, tendências e ferramentas. Além disso, você também tem que aprender a lidar com os clientes e com o nervosismo de quando está no início da carreira. Então, é preciso ter muita dedicação e paixão!

Defina o tipo de maquiagem que você irá trabalhar
Existem vários tipos de maquiagem que podemos trabalhar, então escolha o que mais gosta e assim você consegue focar mais nesse tipo em específico. As áreas são:

Maquiagem social: essa é a mais comum, é aquela make feita no salão ou na casa da cliente para eventos sociais, como festas, formaturas e casamentos.
Maquiagem fashion: essa maquiadora irá trabalhar com campanhas publicitárias, editoriais e desfiles.
Maquiagem cênica: essa é aquela maquiagem que vemos nos filmes e novelas. É uma maquiagem de caracterização, então ela pode ser uma make casual ou com efeitos especiais, como rugas, machucados, entre outros.

Monte o seu kit de maquiagem
O terceiro passo é começar a montar o seu kit. Sabemos que para quem está iniciando e não tem condições de comprar tudo de uma vez, seja um pouco complicado, por isso a Ruby Rose tem uma grande variedade de produtos com um ótimo custo-benefício. Mas se mesmo assim, continua sendo difícil, procure conseguir uma renda extra e vá comprando aos poucos. Também é importante, levar em consideração que você precisa ter vários tons e tipos de base, corretivo, pó, blush, etc, e não se esqueça de ter um kit completo de pincéis também!

A Ruby Rose possui uma variedade de paletas “completas” com blush, contorno e iluminador, um ótimo exemplo é a Paleta Brilliant. Além dessa, outra paleta excelente para atendimento é a  Paleta de Pó  Profissional, ou a Paleta Artist Face ambas possuem uma grande variedade de tons e pode servir também como contorno, dependendo do tom da pele da cliente. A dica aqui é: quanto mais opção, melhor!

Pratique muito em si mesma e em suas amigas
Esse passo é fundamental, porque só praticando que você irá dominar as técnicas e aperfeiçoar a sua maquiagem. Sabe aquele ditado a prática leva à perfeição? Então, esse é o segredo para se tornar uma grande maquiadora de sucesso. Ninguém nasce sabendo fazer o delineado gatinho perfeito, ou acertar de primeira o tom da base.Então, assista tutoriais no Youtube de como fazer tal técnica e pratique muito em você mesma e em suas amigas e familiares também. Quanto mais você praticar, mais confiança você vai adquirir na hora de maquiar uma cliente.

Divulgue seu trabalho nas redes sociais
A última dica e não menos importante é divulgar o seu trabalho, faça o seu marketing pessoal, hoje temos a vantagem de ter várias redes sociais para fazer a divulgação do nosso trabalho, como Youtube, Instagram, Facebook, Tiktok, Twitter. Busque também fazer contatos com pessoas da área, para criar um networking legal e assim ter mais oportunidades de trabalho. Ah, e o mais importante: não tenha vergonha de postar o seu trabalho, todo mundo que já é um maquiador de sucesso passou por essa fase, então se joga mesmo!


Para enriquecer ainda mais esse post, convidei a Débora Rosa, nossa maquiadora oficial da Ruby Rose para contar um pouco da sua trajetória. Confira:

1.Como você começou nessa carreira? Conte um pouco sobre a sua trajetória.
Eu comecei como auxiliar em um estúdio fotográfico, e a partir daí me apaixonei pelo universo da beleza. Assistia vídeos no YouTube e fiz alguns cursos online, comecei a praticar em mim e em minhas irmãs, mãe e amigas até adquirir segurança para atendimento. Hoje atuo como maquiadora na Ruby Rose, ministro cursos e continuo com alguns atendimentos.

2. Que cursos você fez?  O que você indicaria para alguém que está começando?
Como disse, eu comecei com vídeos no YouTube e alguns cursos online, mas meu primeiro curso profissional foi na Escola Madre e depois fiz um segundo curso na escola da Ju Rakoza (Beauty 4 Share). Eu acho sim que cursos são importantes pois nesse ramo é importante você estar sempre se reinventando e aprendendo coisas novas, mas a falta de curso não pode ser algo que te impeça de começar. Hoje em dia temos muito mais ferramentas de aprendizagem que podem ajudar a quem está começando do que se tinha na minha época, então a minha dica é pesquise técnicas de maquiagem e vá treinando em sua casa, comece em você mesma (o), vá treinando com uma irmã, prima ou amigas, tente o obter o máximo de informações possíveis para que você se sinta segura (o) se optar pelo atendimento e assim que possível invista em cursos profissionais para agregar conhecimento é reconhecimento profissional.

3. Conte um pouco da sua visão sobre ser maquiadora, quais são os pontos positivos e negativos?
Eu gosto sempre de brincar que não existe certo ou errado na maquiagem, e sim estilos, gostos e técnicas diferentes! Eu amo esse universo porque ele está sempre se reinventando e nós como profissionais da área temos sempre que acompanhar essa evolução, sendo assim uma coisa que eu gosto sempre de enfatizar nos meus cursos é que eu não vejo a maquiagem como um dom, as pessoas não nascem com o dom da maquiagem, eu acredito na prática, na dedicação e na sua entrega em aprender e executar a melhor técnica possível, é nisso que eu acredito e essa é um lado bem positivo na maquiagem, por outro lado hoje eu vejo esse universo bem competitivo e com muitos profissionais atuando na área e para se sobressair é preciso muito estilo e personalidade para ser um diferencial nesse ramo.

Essas foram as dicas de hoje para quem tem interesse em se tornar um maquiador profissional! Espero que vocês gostem e aproveitem esse conteúdo, não tenham medo e nem vergonha, e inclusive utilize isso para se reinventar durante esse período de quarentena!
Beijos,
Dona Ruby

você também pode gostar

fique por dentro das
nossas novidades

Para todos os tons,
para todas as peles.

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

siga nossas
   redes sociais

nossas iniciativas

fique por dentro das
nossas novidades

contatos

atendimento ao cliente

falaai@rubyrose.com.br
(11) 3473-0636

assessoria de imprensa

l.donegatti@rubyrose.com.br

eventos

b.nascimento@rubyrose.com.br

nossas iniciativas